Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

As crônicas de um Chefe Escoteiro. Tem gente que gosta!



As crônicas de um Chefe Escoteiro.
Tem gente que gosta!

               Meu caro Chefe Osvaldo! Pare de criticar! Afinal seu tempo já foi e hoje nós também somos felizes. Deixe que façamos o escotismo como aprendemos! – Desculpem. Sou um "Velho" chato, muito chato. Não queria e não quero ofender ninguém. Perdão! Acho que estou ficando gagá! Risos. Mas prometo pela minha honra que nunca deixarei de ser eu mesmo! Nunca! Afinal tento ser autêntico e se permitem vou contar um segredo. Fica entre nós. Conto que não falem para ninguém! – Meu amigo e minha amiga, temos que ter tem alguém como eu para ser chato. Sem isto o mundo Escoteiro não teria graça, teria? Temos tantos com poses de comandantes, outros muito sisudos que o mundo Escoteiro precisa de pessoas como eu. Afinal tem tantas coisas acontecendo e ninguém reclama! Todos batem palmas! Claro, sei que voces não notam, mas um velhote chato como eu nota. E não dá para ficar calado. Querem saber? Vamos lá:
                 - Jamboree no Rio/2012. Uma apoteose. Lindo. Quem foi não vai esquecer nunca mais. Aplaudem tudo. A taxa enorme (para mim é claro para outros quase de graça), as filas quilométricas para as refeições, outras filas e a falta de água para banho, e o que não entendo, ou melhor, acho que entendo são escotistas e pioneiros que se ofereceram para ajudar no staff. (Staff é um termo inglês que significa "pessoal", no sentido de equipe ou funcionários. O termo é utilizado para designar as pessoas que pertencem ao grupo de trabalho de uma organização particular). Meu Deus! Tenho que tirar o chapéu para eles. Gastaram com a viagem (alguns de longe, lá do norte ou do sul), alimentação na ida e vinda, pagaram a taxa e ficaram trabalhando! (dizem que uma taxa menor, mas pagaram!) Pode? E teve cada função de matar. Esquecido de tudo sem poder ver nada. E olhe que adoraram. Só mesmo um Chefe Escoteiro. Eu não sei se faria isto. Pagar para trabalhar? Já basta o que gastamos em nosso grupo. Enfim, tem gente que gosta.
                 - Grupo Escoteiro. Alguns amigos têm comentado comigo que o Grupo Escoteiro não tem condições de pagar as taxas de cursos. Eles é que pagam. Voluntário é assim. Mão no bolso, cheque ou cartão? – Moço! Posso lhe dizer uma coisa? Porque não o cartão Bradesco? Bah! Marketing e não ganhei nada. Soube que tem cursos com taxas acima de R$300,00. Caro? Nem pensar. Até barato! Ainda bem que a maioria destes escotistas ganham bem e não se preocupam com estas bobagens de dinheiro. Mas olhe, o pior é saber que tem grupos que cobram a mensalidade do Escotista. Pode? Voluntário pagando para ser voluntário? E quando vão acampar? A taxa do acampamento também é por conta deles. E sei de casos que eles ainda pagam para alguns jovens que não podem pagar. Bendito seja Deus! Só no escotismo acho que isto acontece. “Não são voluntários são santos”. Enfim, tem gente que gosta.
                 - Família escoteira – O que admiro no escotismo é a participação de toda a família em um Grupo Escoteiro. Os filhos entraram e atraíram os pais. Sábado estão todos lá. Chegam mais tarde em casa e o fim de semana vai começar para eles. Arrumar a casa, roupa para passar, um mundão de coisas. Belo fim de semana. Isto quando não tem alguém acampando, excursionando ou acantonando. A mãe liga, o pai liga. Onde estavam? No escotismo pai. É, atividade social? Só se não houver atividade Escoteira no domingo. No final do mês lá estão três ou quatro ou cinco mensalidades paga pela família. Se um uniforme é caro e para a família toda? Bem isto não discuto. Dizem que família que faz escotismo unida permanece unida. Enfim, tem gente que gosta.
                - Eventos, registros e outros – Não preciso comentar. Todos ficam de orelha em pé com os convites. Jamboree, aventuras diversas, acampamentos regionais, distritais e convites de outros grupos para alguma atividade. Haja programa e dinheiro no bolso. E o valente Escotista fica preocupado. Sabe que não pode ir em tudo, mas gostaria de ir. Ainda bem que ele pertence à classe media alta e isto ajuda sua vida de voluntário gastador. Desculpe voluntário amante da organização. E quando vem o registro anual? Taxa razoável? Alí muitas vezes está embutida a da região e se pudesse o distrito também ia querer o seu quinhão. Enfim, tem gente que gosta.
                 - Bem, é melhor parar por aqui. Um dia eu disse que hoje fazer escotismo é para ricos e muitos caíram me matando. E o pobre? Sem cursos? Sem Jamboree? Registro até que vá lá. Provando ser pobre quem sabe tem de graça. É meus amigos e minhas amigas, se não conscientizarem urgente que são voluntários e passarem a falar em voz alta que se continuar assim não dá, os lá de cima não estão nem aí. O verdadeiro negócio hoje é fazer eventos escoteiros para fazer caixa, aí se incluem taxas de cursos altas, registros altos, grupos cobrando dos seus voluntários. Vá ser voluntário assim lá... No escotismo. Amém a nós todos, pois claro, tem gente que gosta não? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário