Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O inverno se foi. Quem sabe no verão?



Crônicas de um Chefe Escoteiro.

O inverno se foi. Quem sabe no verão?

          Dei uma folga nas minhas histórias, nos meus folguedos, onde tudo é azul e as estrelas desmaiam no céu como dizia o Lobo Gris. Afinal em 2008 enterraram o coitado do relatório e tentei levantá-lo novamente e nada. Claro, recebi “pitacos” diversos de alguns que me escreveram. Outros comentaram contra e alguns disseram amém. Pensei com meus botões, não adianta. O Dr. Jean Cassaigneau perdeu seu tempo. Pagaram ele para nada. Epa! Têm vários que juram que não. Um até me disse coisas que pensei – Caramba! Será que disse isso? Fiquei preocupado. Afinal já me chamaram de tantas coisas, mas dizer que odeio os dirigentes da UEB é demais. Afinal eles são humanos, escoteiros, fizeram uma promessa e não vamos negar o esforço abnegação de cada um no cumprimento do dever.
          Sabe o que sempre bato na mesma tecla? É à maneira da condução que nossos dirigentes dão ao escotismo. Vejam bem, são poucos como eu que dizem o que pensam em voz alta. Tem muitos como eu, mas ainda não fizeram sua revolução. Alguns preferiram sair e ir para outra. Não é minha praia. Não vou sair, mas claro alguns dizem você já saiu. Nem registro tem. Risos. Deverás! Não tenho mesmo. Mas nada muda em meu coração. Fiz uma promessa. Foi na UEB. Queira ela sim ou não, me sinto ligado. De corpo e alma. Aldous Huxler na sua segunda parte do Livro Admirável Mundo Novo, escreveu que uma organização não é consciente nem viva. Seu valor é instrumental e derivado. Não é boa em sí, é boa apenas na medida em que promoveu o bem dos indivíduos que são parte do todo. Dar primazia às organizações sobre as pessoas é subordinar os fins aos meios. Finaliza dizendo que tudo estaria a salvo se permitisse que todas as espécies de opiniões fossem dirigidas aos homens, pela palavra ou pela escrita e se pelo voto, os homens pudessem eleger um legislativo que representasse as opiniões que tivessem adotado!
         Democracia! Isto mesmo. Bato na tecla que ainda não somos um movimento democrático. Dizer que temos porque nossos dirigentes são escolhidos por um colegiado eleito não me satisfaz. Não arredo pé que uma eleição deve ter o voto de todos os adultos devidamente registrados na UEB. Como? Difícil? Difícil porque temos um Estatuto e Regimento que não mudam através dos anos. A nossa organização sem perceber ou percebendo, foi aos poucos alterando aqui e ali, e o passado virou cinzas. Os novos se adaptaram o que é natural e muito deles são perfeitos “Cavaleiros do Rei” defendendo com unhas e dentes o que vivem e acreditam ser o certo.
         Não sei quanto de voces leram e analisaram com carinho o relatório do Doutor Jean Cassaigneau, antigo Secretário Geral Adjunto da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) ou mesmo se fizeram alguma comparação de 2007 até hoje. Muitos juram para mim e alguns até com palavras ofensivas (no meu e-mail) dizendo o que não disse e que muito foi aproveitado. Talvez por ser um alienado (palavras de um) e sempre um opositor de tudo (palavras de outro – Hay Govierno? soy contra) não descobri as mudanças que vieram. Pode até ser que me enganei. Mas uma coisa não engano nunca. A democracia Escoteira plena conforme temos em muitas outras organizações nós não a temos no escotismo brasileiro. E o nosso crescimento?
          Interessante que escrevo sobre isto desde 1975 e há tres anos comecei o meu primeiro blog dizendo as mesmas coisas. Quem já o visitou e leu meus artigos polêmicos então poderá me julgar. Escrever aqui seria impossível. São dezenas de artigos. Acredito e afirmo que tem muitos escotistas em nosso país com grandes conhecimentos escoteiros. Escotistas que conhecem e leram com carinho todos os Estatutos e Regimento Interno do passado ao presente. Se eles aplaudem nada posso fazer. Não posso aplaudir uma direção que não se preocupa em fazer pesquisa de mercado quando lança produtos, que não se preocupa em ouvir opiniões de todos não só de uma minoria.
           Este relatório me fez acordar. Não estava dormindo. Afinal o inverno se foi e aí vem o verão. Melhor encerrar lembrando-se das palavras de um Chefe Escoteiro que recebeu o relatório, leu e me disse – Chefe, a UEB não vai gostar. O senhor ficará mal visto! Será? Risos. Gosto do inverno adoro o outono quando as flores se foram e as chuvas retornaram. Mas a primavera, ah! A primavera é perfeita! E ela quem nos trás a felicidade completa!
E risos e muitos risos, não me venham dizer que o importante são os jovens. E quem disse o contrário?

Obs. 1) Quem se interessar a ler o relatório, peça pelo meu e-mail elioso@terra.com.br
            2) Quem quiser conhecer meus artigos, leiam o blog http://vado1941.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário