Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 8 de setembro de 2012

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!



Crônicas de um Chefe Escoteiro.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

              Difícil escrever sobre religiosidade. Difícil mesmo. Acredito que muitos sabem que sou espiritualista. E como tal tenho um enorme respeito pela escolha religiosa de cada um. Todos que acreditam no Senhor estão indo para o mesmo caminho. Não existem errados existe sim uma plêiade de homens e mulheres filhos de Deus. No escotismo tive contato com vários tipos de crenças. Em nenhuma delas desconheciam a palavra “amor”. Afinal foi “Ele” quem disse que devemos amar uns aos outros. Mas cada um tem uma interpretação da palavra “amor”. Vai chegar uma época que ela será igual para todos. Tal e qual o Cristo nos ensinou.

            Lembro que nos velhos tempos tínhamos um grande apoio dos católicos na colaboração do escotismo. Difícil um pároco recusar um pedido para criar ali um Grupo Escoteiro. Tive inúmeros amigos padres. Até um Bispo. A maioria vestia o caqui com calças curtas. Vários deles participavam sempre do meu convívio familiar. Um deles foi um companheirão nas jornadas, nos acampamentos e nos vários cursos que participei. Alguns ficaram marcados na lembrança para sempre. O Escotismo sempre foi um marco no catolicismo. Na minha época os evangélicos não davam muita importância. Diferente de hoje que são um baluarte para muitos grupos escoteiros e recebem excelente apoio. Exceção para os Desbravadores que sempre tiveram apoio dos evangélicos e por sinal ótimos amigos.

          A religiosidade está sempre presente no Movimento Escoteiro. Um dia um Escotista me disse que não era religioso. Difícil convencer alguém quando pensa assim. Como não acreditar se a promessa diz que devemos cumprir nossos deveres para com Deus? Eu não entendo isto. Para ser franco não entendo muitos que dizem ser Escoteiro de corpo e alma. Não posso aceitar esta indiferença que alguns tem com outros só porque não pertencem a mesma organização. Julgam como se fossem juízes, dão sentenças como se fossem jurados. Quem é certo quem é errado? O que diz o quarto artigo? Amigos de todos?

           Tenho amigos em todas as organizações escoteiras existente no Brasil. Já vi meninos e meninas em todas elas fazendo um escotismo de boa qualidade. E sorrindo o que mostra que estão orgulhosos de onde estão. E ficam adultos não se entendendo. Cada um com seu motivo. Quando vejo isto me lembro das palavras de Chico Xavier – Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível! Lindo isto. Amar aos outros sobre todas as coisas, dar as mãos em todas as horas, será que podemos acreditar que um dia seremos assim? Eu tenho certeza que sim. A evolução dos tempos fará do escotismo uma escola de amor e fraternidade sem igual. Baden Powell (BP) disse isto quando assentou as bases do escotismo. Uma grande fraternidade mundial unindo nações.

           Sou feliz quando encontro um Escoteiro. Não importa de onde ele seja. Meu abraço e o aperto de mão não irá faltar. Um dia vamos chegar lá onde todos saberão respeitar e serem respeitados. Sem donos da verdade, sem serem donos do escotismo que não foram eles que criaram. Sem falsas interpretações apenas um sorriso nos lábios e amor no coração.

          Admirador de Chico Xavier, não esqueço nunca suas palavras – “Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocamos nele corre por nossa conta”, e para finalizar ele disse também – “O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrificios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros”.

          Saudades do Padre Tonino, do Padre Antônio, do Padre Julio, do Padre João, do Padre Henrique, do Padre Salvador, do Padre Bruno, do Padre Francisco e de muitos outros que agora os nomes não me vêm à memória. Saudades de todos eles. Grandes escoteiros. Grandes amigos. Sempre com uma palavra amiga. Nunca discutimos religião. Um enorme respeito entre nós. Nossas conversas eram sobre a Lei Escoteira. Bons tempos que se foram, mas tenho certeza que muitos pastores, padres e outros religiosos hoje também estão na luta para um escotismo de amor de respeito e fraternidade. Parabéns a todos eles e aceitem do fundo do coração o meu Sempre Alerta com um vigoroso aperto de mão esquerda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário