Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SAPS? Humm!



Uma pequena crônica pela manhã

SAPS? Humm!

     Alguns amigos estão em dúvida quanto a um comentário meu feito aqui no passado quando comentei o porquê não gosto da sigla SAPS. Por quê? Me perguntam sempre. Passei longo tempo meditando e vendo minha resposta anterior. Fui duas vezes ao meu retiro espiritual na varanda de minha casa e ali meditei por longo tempo. Não satisfeito pedi meu filho para me levar até o Pico do Jaraguá, e sem entrar na área do publico, fui por trás onde à mata avança até a estrada. É outro retiro especial. Se pudesse iria parar no Campo Escola do Jaraguá, mas acho que não deixarão entrar lá. Voltando ao pico, quando vou ali me sinto “acampado”. Fiquei duas horas lá sentado meditando. Será que BP disse SAPS alguma vez?

Mesmo não lembrando de tudo que disse antes, forcei minha memória para dar uma explicação razoável aos “perguntantes”. Eureka! Lembrei! (Eureka, uma famosa exclamação atribuída a Arquimedes, significa efeito à realização e súbita e inesperada solução para um problema). Acho que foi por volta da década de 70 ou 80 sem lá, que um “iluminado” da direção nacional (tem tantos lá) criou a sigla SAPS. Devia estar escrevendo para algum órgão Escoteiro ou até quem sabe uma autoridade e querendo impressionar escreveu SAPS. Mas pode também ser que era um preguiçoso na escrita datilográfica e escrever Sempre Alerta para Servir achou melhor colocar a sigla. Ou então admirado com tantas siglas surgidas na UEB (Uai! aí está uma delas) porque não fazer mais uma?

E então, a façanha atingiu a todos. Era gostoso dizer SAPS. De norte a sul só se escrevia SAPS. Era SAPS aqui, SAPS ali uma profusão de SAPS que fiquei “sapeado” com tudo isto. A preguiça tomou conta. Em vez de escrever agora também se pronunciava SAPS. Ainda não vi mas deve ter muitos chefes chegando à sede e gritando: - SAPS turma! E lá se foi o Sempre Alerta!, O Servir do Pioneiro. Ainda bem que manteve-se o Melhor Possível do lobo. Tenho medo que amanhã apareça outro “iluminado” (tem tantos por aí!) e resolver acrescentar MPSAPS! Aí danou-se!

Mas Cacilda!, Isto é tudo que tenho a dizer? Risos. Esqueçam. Sou um "Velho" Escoteiro “gagá” que lembra com carinho o Sempre Alerta, o Melhor Possível, o Servir, feito de maneira elegante, em posição de sentido, cascos juntos, um sorriso nos lábios e uma voz cantante ao dizer aos meus amigos que encontrava. Gosto de receber uma correspondência, um e-mail e até um comprimento sem esta efêmera e famigerada palavra (para mim é claro). Outro dia uma lobinha me mandou um e-mail. No final disse SAPS! Deus do céu! Esqueceu até do Melhor Possível. Onde vamos parar?

E ao diabo com SAPS. (apelando Chefe?) e para voces meu abraço e meu querido S E M P R E A L E R T A! (e não se preocupem, deleitem-se com o tal de SAPS, sei que nunca deixarão de usá-lo e escrever)

6 comentários:

  1. Grande Chefe.

    Adorei suas considerações sobre o SAPS. Sempre vi como uma "burocratização" ou um mero "invencionismo" linguístico dado as saudações escoteiras, que cria certo um ar de codificação quase militar.

    Às favas com SAPS. Rsrsrsrs

    Melhor Possível. Rsrsrs

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nem sei como começar a agradecer pelos esclarecimentos!!
    Na minha curta vida de escotista, sempre achei estranho esse SAPS! no fim das mensagens. Saiba que como o Sr Chefe Osvaldo, tem muitos escotistas por ai que também não gostam dessa SIGLA.

    gratidão!!

    Paz e Bem!

    Melhor Possível! e Sempre Alerta para Servir!!!



    ResponderExcluir
  3. Olá, comecei a receber mensagens onde no final se lia SAPS. Fiquei na dúvida sobre o que isso seria.
    Então fui pesquisar e eis que já no "Top Google" encontro o seu Blog, que vejo que está no ar desde 2011.
    Ótima resposta.
    De Fato prefiro dizer por extenso:
    Melhor Possível e Sempre Alerta Para servir

    ResponderExcluir
  4. Tive que pesquisar no google , e achei a resposta aqui. Obrigado.SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!!!

    ResponderExcluir
  5. Na era de smartphone, jogos on line, redes sociais, nossas criancas e jovens estão cada vez mais deixando de agir para fingir.. No mundo de " TB, VC, pq entre tantos outros , fomos atingidos com o SAPS...
    Não sei se é preguiça ou uma tentativa de economizar tempo.... Mas qual a diferença que 1 segundo irá fazer na vida da pessoa??
    Então me vem a mente a preguiça..coisa que, imagino eu, seja o contrário do que o escotismo prega..
    Claro que isso e uma coisa muito pequena para chamar alguém de preguiçoso, mas imagine 1000 coisinhas pequenas, o tamanho que tem...

    ResponderExcluir
  6. Na era de smartphone, jogos on line, redes sociais, nossas criancas e jovens estão cada vez mais deixando de agir para fingir.. No mundo de " TB, VC, pq entre tantos outros , fomos atingidos com o SAPS...
    Não sei se é preguiça ou uma tentativa de economizar tempo.... Mas qual a diferença que 1 segundo irá fazer na vida da pessoa??
    Então me vem a mente a preguiça..coisa que, imagino eu, seja o contrário do que o escotismo prega..
    Claro que isso e uma coisa muito pequena para chamar alguém de preguiçoso, mas imagine 1000 coisinhas pequenas, o tamanho que tem...

    ResponderExcluir