Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Namoro no escotismo.



Conversa ao pé do fogo.
Namoro no escotismo.

                        Um tema polemico. Para mim é claro. Não sou psicólogo e nem um professor no assunto. Criei quatro filhos com liberdade, mas com respeito. Hoje não é ontem e o amanhã desconheço. Algum tempo atrás entrei nesta seara, mas apareceram tantos sábios a me contradizer que coloquei um pé atrás e desisti do tema. O modernismo hoje é defendido com unhas e dentes. Sempre pensei que o escotismo era para formar, ensinar, adestrar e preparar o jovem e a jovem dentro dos princípios que nos legou Baden Powell. Não vejo com bons olhos o que anda acontecendo por aí. Para dizer a verdade tem muitos que nos sites de relacionamentos postam mensagens que não me agradam. Não posso concordar que isto leva a ser o tão falado Espírito Escoteiro. E o palavreado então? Outro dia um se dirigiu a mim (não foi o primeiro) como se eu fosse da idade dele. Lembrei educadamente que seria bom ele chamar os mais velhos de Chefe ou de Senhor, isto é próprio dos escoteiros disse. Sabe o que ele disse? Que não sou melhor que ninguém, que eu podia ir a m.! Claro que ele tinha o uniforme e à promessa, mas não tinha nada de Escoteiro. Isto é culpa de quem? Do seu Chefe? Dos seus pais? Ou será que ele está certo e o errado sou eu? Quando vejo grupos (nem todos) comentando atividades nacionais, lá estão jovens seniores, guias, pioneiros, pioneiras e escotistas falando de uma maneira que para mim é grego fico pasmado. Não precisam repetir que eu estou fazendo horas extras e deveria bater o cartão e ir embora.

                     Não entraria de novo no tema se não fosse quatro jovens que me mandaram mensagens nas últimas semanas. Pouco? Claro que sim. Não representam de nenhuma maneira o universo dos mais de vinte mil membros registrados (acima de quinze anos). E também não serve como amostragem para dizer que é geral. Nada disto, mas um dia isto vai prejudicar em muito o nome do escotismo em nosso pais. Centenas de tropas mistas, sem ter uma Chefe feminina ou então sem ter um Chefe masculino. Deram-me exemplo da escola. Lá tem professores masculinos e femininos. Bah! Não me convenceram. Contaram-me as jovens coisas incríveis que andam acontecendo no grupo deles. Isto é escotismo? Discordei e discordo de uma Patrulha mista. Não tem como dar certo. Patrulhas ter de ser do mesmo sexo. Concordo plenamente com atividades conjuntas. Nada mais que isto. Mas deixo claro que tem outros com mais qualidades que eu. Podem fazer o que eu não faria. Podem dar o exemplo que quiserem, mas o método nunca será alcançado desta maneira. E quando falam em chefes? Expulsam a torto e direito. Suspendem, e eu pergunto, culpa do jovem? Não servia para ser Escoteiro? Ou será que o Chefe não está devidamente preparado para atuar junto a uma sessão que não é fácil de conduzir? Onde foi parar a Corte de Honra? O Conselho de Chefes? E os pais? Foram informados? Na entrada pedem tudo e depois esquecem que eles existem?

               Muitos jovens são enfáticos em perguntar sobre o namoro no escotismo. Namoro? Pensei que o escotismo tinha outras finalidades. Uns dizem que os chefes implicam, outros acham que nas reuniões e atividades extra-sede é para fazer escotismo e não namorar. Mas é claro, por acaso perguntaram aos pais se estão de acordo com o namoro dos seus filhos na tropa? Discutiram com eles os prós e os contras? Ou será que o Chefe Escoteiro tem todas as qualidades para assumir esta responsabilidade que deveria caber aos pais? Quando começamos com o movimento feminino havia tropas separadas lideradas por chefes femininas. Tive a honra de dirigir o primeiro CAB Escoteiro com as chefes femininas. Mas me garantem que os tempos são outros. Falar o que? São tantos a me desfazerem que fico pensando se eles tem experiência suficiente e se os resultados foram bons.

               Poderia afirmar que mesmo aceitando uma tropa mista ela não poderia existir com um Chefe só. Como sou um pai a antiga não aceitaria minha filha ou meu filho em uma tropa assim. Mas cada um é cada um e sabe onde o calo aperta. Para mim seria obrigatório ter representantes de ambos os sexos. Explicar o porquê seria me alongar. Escotismo tem métodos próprios e mesmo tentando adaptar-se aos novos tempos, acredito que a honra, a ética, o respeito e a responsabilidade não podem desaparecer. Liberdade sim, mas abuso não. Chega de ver meninos e meninas, jovens de todas as idades mal uniformizados, camisas soltas, lenços pendurados, sem meia, de chinelos, e indo para estas atividades nacionais ou regionais sempre pensando em rever os amores que lá fizeram.

              Se aceitar o que está acontecendo em muitos grupos nosso destino pode trazer consequências que um dia poderemos nos arrepender. (Aqui abro uns parênteses para dizer que a grande maioria não procede assim). Ainda bem. Costumo dizer que para um bom entendedor meia palavra basta. Se acharem que estou errado paciência. Mas disciplina sem amizade, sem fraternidade e respeito não é disciplina e, por favor, não confundir nunca com libertinagem. Parabéns aos que estão dentro da linha do bom escotismo e pensando no crescimento dos jovens com o respeito que ele merece, mas visando única e exclusivamente sua formação moral. É isto que precisamos para um país sério que todos sonhamos. E por favor, conversem com os pais. Esta é uma educação que parte deles resolverem e autorizar. Amém! 

Um comentário:

  1. Namoro com uma menina que participa do Movimento comigo.
    Os pais dela sabem e apoiam e meus pais tambem, gosto muito dos pais dela e sinto que os pais dela pensam os mesmo de mim.
    Mais ja tinha namorado antes no grupo e por culpa do pai dela não saber do namoro, ele acabou jogando a culpa para o Grupo e eu acabei sendo punido e logo apos terminamos o namoro.
    Dessa vez eu nem falo com minha namorada no Grupo com medo de dar problema, mais acho isso totalmente ridiculo e ja conversei com ela sobre isso e ela fico confusa.

    Acha que se eu começa-se a andar com ela no Grupo, abraços e beijos (Sem deixar as tarefas do Movimento de lado, claro) os chefes devem ficar implicando como da primeira vez??
    Lembrando que os nossos pais sabem e apoiam!!

    ResponderExcluir