Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 19 de janeiro de 2013

Aleluia! Os candidatos escoteiros estão chegando!



Crônicas de um Chefe Escoteiro.
Aleluia! Os candidatos escoteiros estão chegando!

                   Faz tempo. Quanto tempo? Uma eternidade. Em São Paulo duas chapas irão disputar a direção regional no próximo ano. (já estou sendo informado que tem mais duas) Estão fazendo seu marketing prometendo mudanças. Não conheço pessoalmente nenhum deles. Alguns só aqui do facebook. Amigos virtuais fazem comentários e todos são unânimes em dizer que seus candidatos são os melhores. Isto é bom. No escotismo em muitas regiões as lideranças transformaram suas diretorias em feudos. Algumas em capitanias hereditárias. Eles quando cansavam indicavam quem devia assumir. Uma eleição de carta marcada. Isto aconteceu e acontece também na direção nacional em todos os níveis. Soube que estão mudando também. Infelizmente nós escotistas nunca nos preocupamos com isto. Em nome de uma fraternidade leal e obediente nem dávamos conta que nossos direitos estavam e ainda estão sendo usurpados.

                    Aqui em São Paulo onde moro desde o final da década de setenta, eu conheço bem tudo que se plantou na direção e os mandos e desmandos. (fui testemunha ocular). Na primeira vez que montamos uma chapa perdemos por seis votos. Eram duas. Isto nunca aconteceu. Fato inédito. Os continuístas continuaram por muitos e muitos anos no poder. Sempre chapa única. Quem iria se arriscar? A tal disciplina e lealdade dizia que devemos obedecer aos senhores feudais. Disseram-me que na maioria das regiões ainda é assim. Não sei. Bem parece que estão soprando novos tempos. Várias regiões estou sabendo que estão no mesmo caminho.

                    Sempre lutei pela democracia Escoteira. Ainda sou contra o que diz o Regimento Interno que determina quem pode ou não votar. Se em uma região todos os membros adultos não podem votar e o que dizer na nacional? Não vou aprofundar aqui minhas ideias e maneira de pensar. Dezenas de artigos sobre isto já publiquei em meus blogs. Já tenho visto aqui e ali vários escotistas se manifestando. No passado quem se manifestava era defenestrado. Não se enganem. A pressão silenciosa ainda existe. Muitos ainda têm medo de se manifestar. Aqui mesmo no meu grupo e em minha página já vi muitos se afastarem porque disseram a eles que sou subversivo. Eles têm medo de se contaminarem. Risos. Logo eu. Um velhinho inofensivo! Mas isto agora é passado. Novas águas da primavera estão chegando.

                     Se isto for um exemplo, se em pouco tempo em todas as regiões pipocarem novas chapas, se sangue novo vier a dirigir o escotismo regional, quem sabe os Estatutos e o Regimento Interno em todos os níveis podem um dia ser mudados. Para melhor. Ouvindo todos, nos mais longínquos rincões do país. Aí sim, iremos partir para uma nova era no escotismo. Enquanto isto vamos ver como irão proceder os novos eleitos. Um amigo virtual me mandou um artigo interessante. Já o publiquei e acho que será um ponto de partida para ver se as mudanças serão para melhor, vocês já devem ter lido, mas vale a pena lembrar uma parte:

                  Lembra-nos ele que o escotista, o adulto, quer atuar onde a meritocracia funcione; quer ser ouvido, quer estar onde possa apertar a mão de um comissário distrital; ter uma conversa ao pé do fogo com algum dirigente regional e/ou nacional, receber uma carta lhe congratulando. A associação, ao contrário, se distancia cada vez mais do seu maior patrimônio, daquele que defende o nome da causa escoteira esteja lá onde estiver: o adulto, o “chefe”.

                  Aí eu pergunto: Irão mudar? Ou irão nomear assistentes para isto? Lembrem-se ninguém quer falar com o vice. Lembrei-me do Senhor Presidente Lula. “Ele o americano é o sub do sub, não manda nada”. Todos querem o presidente. Mãos a obra e pé na estrada. Que o eleito vá atrás deles. Lá no interior. Aperte a mão de cada um. Ouça o que ele tem dizer. Anote. Não fique nas promessas. Se for difícil conhecer todos, faça indabas. Dezenas delas. Mas se achar que agora pertencem à corte, que conseguiram mudar de “casta” que agora são importantes demais para isto como muitos que fizeram assim, então as esperanças de mudanças se foram ao sabor do vento. Apenas uma fantasia que se rasgou quando terminou o carnaval. Se for um grande passo para o futuro, agora não passou de um pequeno passo para o passado. Tudo não passou de promessa que nunca iriam ser cumpridas. Mas esperanças nunca morrem.

                Não importa quem vença. Quem conseguir a simpatia da maioria dos votantes eu na minha mais humilde opinião, desejarei de coração que consigam atravessar as dificuldades e encontrem a trilha que os levará ao caminho para o sucesso! E quem sabe vem aí uma nova luz para iluminar mais este grande e maravilhoso movimento Escoteiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário