Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Jogando conversa fora. Inspeção.


Jogando conversa fora são artigos em série onde quatro chefes discutem temas que no dia a dia vemos em nossas atividades escoteiras. Eles simplesmente levantam o problema que deixa para os leitores chegarem as suas próprias conclusões. Este é o terceiro da série. Os dois anteriores já foram publicados aqui. Todos os oito disponíveis em PDF no meu e-mail. elioso@terra.com.br


Conversa ao pé do fogo. Parte III
Jogando conversa fora. Inspeção.

                    - Contei para um Chefe no curso e ele deu boas risadas – Por quê? Achou que se ele fizesse isto seus jovens iriam abusar. – Disse isto mesmo? – Disse. Falei da minha experiência em convidar Monitores para inspecionar o campo de chefia. – Mas eu já faço quase na inspeção Monitores me acompanham. Não é assim a inspeção de Gilwell? – Acho que sim – O Diretor Técnico resolveu “piruar” – A inspeção de Giwell são inspeções com caracteristicas daquelas utilizada em Gilwell Park. Todos nós fazemos as inspeções nestes moldes – O que seria? – Obrigado Matheus (o garçom e proprietário). E o tira gosto? Já vem? Hoje corações de galinha? E espeto de lombo? Boa meu amigo. Vamos aguardar – Hoje estavam em cinco. O Diretor Técnico avisou em casa e resolveu participar.

                       - O shope foi servido. Um silêncio sepulcral. A Akelá estava calada. Quem sabe seu namorado deu o “bolo”. Alguém disse para ela – Coração e shope só prestam se estiverem bem gelados. – Ela respondeu, se ele quiser pode partir meu coração. Só não pode derrubar o meu copo de chope - Todos caíram na risada. O pratinho de coraçãozinho acabou. Pediram mais – Mas voltando à inspeção. No último curso um formador tentou explicar como ela pode ser um grande elemento de apoio na utilização do Método Escoteiro e no Programa de Jovens – Não me vai dizer que falou o de sempre: Olhar a Higiene pessoal, ver o garbo e disciplina, ver a união coletiva, ver a criatividade em pioneirias claro se for no campo, claro se a patrulha é democrática e suas atividades físicas. – Isto mesmo. Ele não esqueceu nada. – Ele comentou que a inspeção é importante nas reuniões e no campo? E que podem existir inspeções surpresas? – Matheus! Mais uma rodada de chope e olhe traga três porções de coraçõezinhos.

                      - Matheus não demorou – Uma pausa para um belo gole. Alguém comentou – “Ontem eu bebi para esquecer, bebi tanto que esqueci. Hoje tou bebendo para lembrar” – Gargalhadas gerais. Sabiam que não era verdade. Eles se divertiam brincando. – Olhe, dizem que não, mas eu também gosto de inspecionar os lobinhos. Sempre em matilhas. – Soube de um grupo que tem uma inspeção enorme na sede. Cada tropa é responsável durante uma semana por ela. A tropa limpa, varre, tira a poeira de tudo, e é responsável pelo cerimonial da bandeira naquele dia. Dizem que lá eles têm excelentes resultados. – Eles hoje em cursos fazem também as inspeções de Giwell? – Depende do curso sim – Eu vi casos que não gostei. Chefes sujando o campo só para dizer que não éramos tão bons! – Não é bom isto. Acho que a inspeção deve ser delicada e não ofender e nem ferir ninguém.

                    - Eu sempre deixo que os membros da chefia visitem as patrulhas separadamente. Isto assegura que toda a tropa esteja simultaneamente sob inspeção e nenhuma Patrulha fica esperando. – Acho isto correto, você faz o certo. – Já vi em uma tropa chefes comentando erros nos próprios campos de Patrulha ou quando em reunião direto com o inspecionado – Um erro não acham? – Claro que sim. – Matheus, a saideira! Já? Mas é cedo. O Combinamos que devíamos controlar a bebida e nosso horário e já são onze da noite. – Você está certo – Mas continuando, aprendi que toda inspeção deve ter certo padrão. Incentivar a todos a alcançar o padrão previamente discutido com os Monitores via Patrulha. – Eu costumo dar uma bandeirola as que atingirem o padrão.  Tenho bandeirolas para ser usada até o próximo acampamento ou no mês seguinte nas reuniões.

                      - O chope estava delicioso. No ponto! – O Diretor Técnico foi o último a comentar – As inspeções servem para incentivar e não desencorajar. Elogiar antes e se tiver que criticar só com todos e construtivamente. Os jovens respeitam a justiça e tem sentimentos reais da imparcialidade – Racharam a conta. Antes de partir um Assistente não deixou de dar sua contribuição – Quem bebe dorme, quem dorme não peca, quem peca não vai para o céu. Então vamos beber para irmos todos juntos para o céu! – Gargalhada geral.  Como sempre foram de ônibus – A Akelá de taxi. Ei não é o contrário? Risos, isto mesmo. Esqueci, já tomei três chopinhos! Risos e risos!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário