Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cumprir os deveres, apesar das dificuldades.


Assim escreveu Baden-Powell.  
Cumprir os deveres, apesar das dificuldades.

Tenho sido mestre de não realização, mas eu tenho sido “Jack” de muitos, e, assim gostava de toda a variedade das coisas boas que o mundo tem a oferecer. Alguma vez você já pensou nisso, que a duração da vida adulta de um homem de 70 anos tem 291.000 horas de vigília?
A maioria dos homens dormem por oito horas, quando sete são suficientes. O homem que dorme durante sete horas ganha um adicional de três anos e mais, e assim pode acordar para a vida mais que os outros.

Eu achei um bom plano de dar-se, na imaginação, três anos a mais para viver. Sentir que você tem que fazer as coisas dentro desse tempo, se eles estão fazendo grandes sonhos em realidade, ou ganhar felicidade. O tempo não deve ser desperdiçado.
Os jovens, claro dizem que não querem ser guiados por números de volta aos antigos, mas ao mesmo tempo eu sei que no meu caso eu ganhei muito por estudar os personagens dos chefes com quem eu servi de vez em quando.
Lord Wolseley, por exemplo, disse: "Use seu bom senso em vez de instruções do livro.”.
Sir Baker Russell deu responsabilidade e confiança os seus oficiais. Também dotado de intuição rápida ele tomou decisões rápidas e, se certo ou errado, levou-os através de um estrondo para o sucesso, enquanto Sir Henry Smyth, exatamente o oposto, teve o cuidado meticuloso para pensar as coisas na linha certa, mesmo para usar as palavras exatas, então ele nunca cometeu um erro.

Cecil Rhodes, por outro lado, tinha uma visão muito ampla, mas era capaz de ignorar detalhes. Lord Roberts foi um dos que usou essa poderosa alavanca, o toque humano, e Senhor Plumer já jogou o jogo para seu lado, sem respeito a qualquer pensamento pessoal.
Sir Sangue Bindon, com toda sua experiência, estava sempre pronto a aprender.
Sir Frederick Carrington resfolegou em uma risada contagiante para quebrar todas as dificuldades quando surgiram.
Tal estudo de personagens que vivem me ajudou e vai ser de auxílio para aqueles que gostam de realizá-lo.
Muitas vezes me pediram os meus jovens amigos, quando confrontado com um adversário, para "jogar polo" com ele, ou seja, não ir com ele careca, mas a andar lado a lado com ele e, gradualmente, bordá-lo fora de sua faixa. Nunca perdi a paciência com ele. Se você está com a razão, não há necessidade, se você está no errado, você não pode dar ao luxo.

Em uma situação difícil um guia que nunca falha é de se perguntar: "O que Cristo fez?" Em seguida, fazê-lo, tanto quanto você puder.
Possivelmente, a melhor sugestão de forma condensada, de como viver, foi dado pelo meu velho diretor, Haig Brown, em 1904, quando escreveu a sua receita para a velhice:
- Uma dieta moderada e livre, liberdade de cuidar de sua base financeira, o trabalho abundante e pouco lazer, Um amor do dever mais que um prazer, uma mente equilibrada e contente e caridade com todos os homens, alguns pensamentos muito sagrados para exibição em plena luz do dia comum, um lar cheio de paz, uma esposa amorosa, crianças, que são a coroa da vida; Estes alongam os anos do homem além do período estreito do salmista.

Olhando para trás, por cima do meu próprio "espaço estreito", dois pontos brilhantes entre os muitos que, instintivamente, uma vez vêm à mente são:

- Em número de vida eu e todo tempo que vivi entre bons companheiros na estepe ensolarada na campanha Matabele, e na vida de número dois, chego um pouco de lado e me vejo arrastando para baixo até que seus dois braços pode chegar à volta do meu pescoço, quando com um beijo macio e úmido ela sussurra: "Só mais uma história de boa noite, papai”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário