Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Apenas uma homenagem, uma simples homenagem a minha amiga Letícia.


Apenas uma homenagem, uma simples homenagem a minha amiga Letícia.

Ontem me lembrei de Letícia. Quem não a conhece saiba que é apenas uma guia. Uma guia que durante alguns meses surpreendeu o movimento Escoteiro como um todo. Pela primeira uma jovem mostrou que nem tudo no escotismo é um lindo arco íris como dizem nossos dirigentes. Ela nunca teve pretensão de se insurgir, de ser contra, queria somente dizer que nossos lideres precisavam ser mais pragmáticos e transparentes principalmente quando sem consulta (dizem que fizeram e ninguém viu) colocaram de modo impositivo a nova vestimenta. Ela pensava que se tivessem feito uma pesquisa nacional séria com a participação de todos, não haveria motivo de discordar da nova vestimenta. Muitos acham que ouve, ela e eu sabemos que não. Transparência é quando todos são informados dos estudos e participam dando sugestões. Pensem bem, se isto tivesse acontecido durante três anos que durou a implantação da mudança, não teriam mais investido no traje. E olhe como se nada fosse acontecer o traje continuou a ser vendido nas lojas Escoteiras. Quantos jovens e adultos ainda usam o traje? Depois da data marcada pela UEB quantos serão inutilizados? Sei que vários escotistas antes e depois defenderam as decisões da UEB. Eu como sou totalmente contra esta mudança e tenho meus motivos já ditos aqui e nos meus blogs vi com surpresa uma guia que arregimentou tantos e que mesmo não conseguindo como queria fazer seu intento, ela venceu uma batalha.

Letícia sofreu uma pressão psicológica incrível. Quantos foram contra ela? Eram membros da elite Escoteira tentando convencê-la ao contrário e ela irredutível. Eu mesmo a aconselhei que desse um tempo para seu protesto. Não era a hora propícia, pois simultaneamente a data programada iria acontecer a Assembleia Regional. Enquanto isto ela recebeu telefonemas e e-mail de dirigentes assim como foi chamada (a convite) para uma reunião na Sede Regional de São Paulo. Finalmente convidada para a Assembleia Regional viu que ali era não era ninguém. Seu sonho de um protesto Escoteiro não aconteceu. Mas alertou a muitos que precisamos de mais democracia, mais transparência, mais pesquisas leais e não as que de vez em quando são feitas. Ela acordou muitos chefes em saber que precisamos lutar pelos nossos direitos e não aceitar sempre os Politicamente Corretos que para nos calar dizem que o Escoteiro é Obediente e Disciplinado. Quanto a vestimenta ela hoje é um fato consumado. Não existe mais um retorno às origens. Tudo que disserem que a escolha dela “a vestimenta” é democrática nos Grupos Escoteiros uma análise leal irá mostrar que não. Afinal para quem conhece democracia na sua totalidade ela não existe para nós.

O tempo passou Leticia ainda sobrevive nas hostes Escoteiras. Continua a vestir seu uniforme com orgulho. Tem muitos amigos de sua idade e com eles ainda corre por aí com sua bandeira a acampar fazendo o escotismo que acredita. Ela tem o escotismo na alma no pensamento e no coração. Me orgulho em ser seu amigo.


PARABÉNS LETÍCIA. ORGULHO-ME DE VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário