Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Opiniões? Eu as tenho, mas acho que todos também têm.


Opiniões? Eu as tenho, mas acho que todos também têm.

                   Gosto de escotismo e falo muito sobre ele. Acredito que conheço o movimento como todos, melhor não, mas tecnicamente falando me considero um estudioso e expert no tema. Escotismo para mim não tem segredos. Afinal foram mais de sessenta e cinco anos e centenas de acampamentos, excursões viagens e dezenas de atividades aventureiras. Porque escrevo isto? Bem porque não até o momento não me imiscui em assuntos da copa do mundo e passo ao largo das eleições deste ano. Claro que sou brasileiro como qualquer um, mas sofri e torci pelo meu time. Não deu. Vou me esganar por isto? Daqui a um mês todos voltam aos seus times e apesar das tristezas a vida continua. Sou daqueles que ganhe o melhor e o melhor queira ou não foram os Alemães.

                     Está vindo ai as eleições. Opinar? Será que todos não têm já uma opinião formada? Cada um sabe onde aperta o calo e no fundo já tem seu candidato. Se gostar do que existe bata palmas e se não gostar pense se pode mudar seu modo pensar. O que não entendendo em nosso país é que bons candidatos como pedagogos, professores, outros profissionais que são homens e mulheres de caráter são preteridos por alguns que nada oferecem. Basta à fama para serem eleitos. Eleger um analfabeto que se diz “estudado”, eleger um cantor, ou jogador de futebol se ele merece tudo bem. Mas só porque canta bem? Só porque joga bem ou é divertido?

                      Nas últimas eleições escrevi um artigo em que dizia sobre escolhas e porque não os oriundos do escotismo? Bem ou mal eles são ou foram escoteiros. Mas eles não foram eleitos. Nunca são. União dos Escoteiros? Sei não. Dizem que somos apolíticos. Acreditam? Sei de muitos que aproveitam do escotismo nas eleições. Em nossas lideranças regionais e nacionais tem vários exemplos. Agora eu pergunto: - Porque eleger o Zé das Quantas quando podemos eleger alguém nosso, ou quem sabe quase nosso? Veja esta bancada Escoteira no Congresso Nacional que dizem trabalhar por nós, alguém já viu o que fizeram? Agora nas eleições eles irão aproveitar nosso potencial (se o tivermos é claro) e falarem que são Escoteiros para angariar nossos votos?

                     Que cada um faça suas escolhas, não importa o partido, mas, por favor, procurem ver um pouco da Lei Escoteira em cada um. Não vá você colocar um lenço no pescoço de um candidato. Seu lenço tem honra, tem glória e tem passado. Pelo menos respeite o esforço dos chefes e jovens do seu Grupo Escoteiro que um dia lutaram para fazer uma promessa e ter orgulhosamente o símbolo do grupo no pescoço. É rotina sempre nesta época nos aconselharem, a saber, o que nossos candidatos fizeram nos últimos quatro anos. Se alguém faz isto não sei, mas eu faço e por isto já apaguei da minha lista muitos deles. – Mas Chefe, o fulano me faz muitos favores! Tudo bem, mas ele é probo e tem a Lei Escoteira como principio de vida?

                       Eu não dou conselhos e nem aponto escolhas. Só lembro que em toda minha vida lutando pelo escotismo foram poucos que se declararam Escoteiros não só nas eleições, mas em toda sua vida. Repito sempre que não temos pessoas bem colocadas na sociedade brasileira, que vem dar testemunho do valor do escotismo na imprensa falada, escrita e televisada. Claro que temos excelentes homens, honestos, caráter ilibado que sabem do nosso valor e alardeiam aos quatros ventos. Mas os que são altos dirigentes empresariais, os altos dirigentes políticos e aqueles que se assanham com o poder nada dizem e nada fazem. Mesmo aqueles que já se foram procurem saber o que fizeram pelo escotismo.

                  Nosso país carece muito de homens dignos que foram Escoteiros e nos dão valor devido. Qualquer estudioso sabe que nos demais que tem o escotismo como fato que são bem aquinhoados com cidadãos que alardeiam sua condição Escoteira. Temos muito que mudar, mas por onde começar que cada um comece agora. Escolha bem e lembre-se nas eleições Escoteiras pense bem se o que você está elegendo merece seu voto. Se ele vai dar transparência em seus atos e se vai prestigiar você ouvindo suas opiniões.


Abraço fraterno a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário