Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 4 de outubro de 2014

Eleições. Que vença o melhor.


Crônicas de um Chefe Escoteiro.
Eleições. Que vença o melhor.

                     Domingo teremos eleições em nosso país. Iremos escolher homens ou mulheres que acreditamos possam trazer o que nós sonhamos. Cada um tem seu sonho e mesmo não acreditando que ele não vai se realizar totalmente sempre tem a esperança de que tudo possa melhorar pelo menos um pouco. Muitos expressam sua indignação por tal ou tal candidato(a) e comentam sua escolha pessoal acreditando que ele sim irá dar esperança a todos que votaram nele. São muitos. Cinco escolhas de deputado estadual a Presidente. Dizem ser mais de 20.000 os que pretendem ser eleitos nos diversos cargos. Um pouco de muito. Haja salário para pagar os sonhos, os gastos feitos e as cobranças dos eleitores.  É bom ter esperanças, pois sem elas não haveria vida e nem sonhos.

                     Fico pensando nos milhares de candidatos que nestes dias irão dormir pensando no futuro. Futuro próximo. Dois dias os separam da derrota ou da vitória de serem eleitos. Serão quatro anos para uns e cinco anos para o senador da República. Já existem aqueles que fizeram da politica sua escolha de vida. Sei que tem alguns com motivação Escoteira. Pelo menos dizem. Se forem ser “Escoteiros” como esperamos vamos aguardar sua atuação isto se forem eleitos. Espero que sim. Até hoje não vi no Congresso Nacional nenhum que foi a tribuna dizer que um dia foi Escoteiro, e que tem uma só palavra e sua honra vale mais que sua própria vida.

                     A UEB diferenciando suas normas faz campanha para um só candidato. Esqueceu-se dos outros que também são Escoteiros. Alega ter reconhecimento pelo seu trabalho, mas não procurou saber do trabalho dos outros. Isto não é ético. Sempre achei que devíamos ter homens ou mulheres Escoteiros no Congresso Nacional. Nunca vamos crescer sem ajuda ou colaboração dos políticos. Se ele foi Escoteiro tem a obrigação de nos ajudar. Muitas vezes a colaboração não precisa ser financeira. Basta se orgulhar do que foi e do que o escotismo pode ser para a juventude brasileira. Dizer que devemos ser apartidário merece uma discussão a validade ou não desta norma. Não adianta dizer que devemos ficar a parte enquanto muitas outras associações estão crescendo com a ajuda deles e nós diminuindo. Inventaram o Pacto Escoteiro. Nome bonito, singelo, mas sem ação.  

    Pauto em minha vida não ter compromisso com ninguém e não dizer nomes e nem sugerir candidatos a todos que me cercam. Sempre acreditei que a escolha faz parte de cada um e acredito no que BP disse, a arte de fazer bem é errando sempre até fazer o certo. Minha escolha nem sempre será a escolha de outro. Em minha família se me pedem opiniões não deixo de dizer quem vou votar, mas acrescento: - A escolha é livre. Você deve saber ou pelo menos estudou bem sua escolha. Assim como na religião ou no esporte eu tenho minhas escolhas, mas todas elas baseiam-se no livro arbítrio. Religião não se discute. Esporte é para torcer e sorrir vencendo ou não. Eu ainda acredito na democracia. Pode ser que no futuro apareça um sistema melhor, mas tenho em meu íntimo que se podemos escolher é melhor que aceitar o que poderia me ser imposto.

                     Eu luto que no escotismo possamos ter um dia uma democracia transparente, onde se possa votar e ser votado sem uma trilha imposta para ter o direito de votar. Somos um movimento apartidário nas mãos de uns poucos que querem decidir entre si nosso destino. Impossível concordar. Domingo poderia ficar em casa, pois minha idade não me obriga mais a votar em A ou B. Faço questão de ir. Sem democracia nosso país perde e os que hoje não tem esta facilidade tem um povo subjugado e tendo de aceitar a imposição de idéias que nem sempre concordamos. Quem dera um dia nossos dirigentes fizessem do nosso movimento uma democracia onde do mais longínquo rincão poder-se-ia ouvir a voz e a exclamação de um membro do escotismo:  - Votei, e se escolhi bem não sei. Que nossa associação tenha rumos definidos, pois acreditei no meu candidato.

           Ainda sonho o dia que irei me dirigir em um local determinado, ou mesmo pelos meios eletrônicos votar no meu candidato Escoteiro em minha cidade desta vez para ser um dos nossos presidentes na União dos Escoteiros do Brasil. Que bom seria saber que podemos votar e ser votado sem me impuserem a obrigação de passar por diversas etapas para então após ser eleito (se for eleito) votar em meia dúzia que decidirão o destino de milhares de associados Escoteiros que não tiveram este direito. Seria maravilhoso praticar minha livre escolha, meu livre arbítrio de escolher entre muitos candidatos que elegantemente e eticamente se expuseram em uma campanha limpa digna de um homem responsável que acredita no escotismo como força na formação da juventude.


                     Desejo a todos vocês muitas alegrias e felicidades com seus candidatos. Espero mesmo que ele ou ela venha a dar resposta aos seus sonhos de um país cujos problemas não são tão difíceis de resolver. Como diz um amigo meu: - Bons ventos e bons caminhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário