Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 10 de março de 2016

Amanhã pode ser tarde demais.


Crônicas de um Velho Chefe escoteiro.
Amanhã pode ser tarde demais.

               Não espere para dizer o que sente, não espere para dar um abraço e dizer – Eu gosto de você. Não espere para contar um “causo” que está esperando há tempos a hora certa para contar. Eu vivi tantas coisas em minha vida, e o que não disse que quando penso em dizer vejo que foi tarde demais. Portanto se tem alguma coisa a dizer, diga agora antes que seja tarde demais. O tempo passa, ele não espera você. Eu não gostaria de estar em espirito vendo meus amigos dizerem que gostavam de mim, que achavam que eu era justo, que era um Escoteiro sincero, seria difícil para mim não poder retrucar dar um abraço de volta e dizer: - Eu também gosto de você. Será tão difícil ser sincero hoje? Afinal quando sentimos falta de alguém e o encontramos de novo porque não dizer: - Eu senti sua falta, muita... Saiba que eu preciso de você. Não esconda seus sentimentos, você não será mais valente por escondê-los. Não será mais
aguerrido e nem tampouco mais forte por guardar seus sentimentos, afinal lágrimas existem para que elas rolem pela face e mostram que somos mais humanos.

                   Um dia pensei que deveria ter dado um abraço apertado ao meu pai. Um sentimento enorme que sentia e o guardei só para mim. Deveria sim ter dito que o amava que era o homem que mais tive orgulho, que me ensinou a ser honesto, a ter caráter e não disse. Sempre ao seu lado dizia com os olhos, mas escondia as palavras. Ele se foi, uma tristeza enorme. Hoje não deixo de dizer o que penso, o que sinto não me sinto mais fraco emocionalmente ao dizer assim. Se fosse um Chefe Escoteiro ou de lobos iria dizer a cada jovem na minha sessão em particular o quanto lhe era agradecido por ter deixado eu ajudá-lo. Iria fazer questão de apertar sua mão e dizer baixinho: - Eu gosto de você, uma honra ser seu amigo, conte comigo sempre não importa a hora ou o lugar. Fraco? Um Chefe não é assim? Ele é durão? Um macho das montanhas? Diferente de outros que se mostram aos olhos juvenis e infantis um exemplo de um herói que ele acha que é?

                     Nunca iria esconder meus sentimentos. Não quero amanhã dizer que devia ter dito e não disse. Não quero dizer que o amanhã não vai acontecer, pois eu o perdi, deixei-o ir sem ao menos dizer: - Escoteiro, Escoteira, Lobo ou Loba, Sênior ou Guia saiba que eu gosto de você. Saiba que você é importante para todos nós. Conto com você nas horas difíceis e nas horas de alegria. Quantos se vão e deixam atrás magoas e dissabores? Quantos deixam o escotismo cheios de amarguras porque ninguém nunca disse que ele era importante? Será que somos assim, cheios de empáfia e damos as costas para quem resolveu ir embora? Afinal ele amigo ou amiga só quando estava junto a nós? Não teria sido melhor pensar que levou de mim uma imagem alegre, um irmão, um Chefe amigo e sincero. Quantos ficam e quantos vão? Quantos abraçamos e agradecemos por estarmos juntos? Não quero deixar desconforto, contrariedade, pensamentos que não condizem com o que eu pensava e deveria ter dito. Faltamos muito com a sinceridade, com a cordialidade, com a franqueza, com a lisura sem hipocrisia.

                      Sei que muitos pensam diferentes, acham que isto não é próprio de jovens meninos e meninas, de adultos ao redor, de gente como a gente que não devem se preocupar em palavras afáveis, mas sim com ações que demonstram a fraternidade diferente de ficar dizendo o que não pensa, de dizer o que não deveria dizer. Eu penso diferente, se preciso em diria mil vezes antes que seja tarde demais. Gosto de elogiar, um elogio vale mais que palavras ásperas, que um cenho serrado, um imaginário que não passa pela minha mente. Costumo dizer que se temos que falar que falemos logo, se temos de abraçar porque não abraçar logo? Se o amigo mais próximo merece um elogio porque não dizer? Esperar que ele um dia não estivesse mais aqui? Não deixar que e ele ouça e não estando presente não possa expressar seu sentimento?


                   Portanto não sei se conselho vale ouro. Acho que não. Se valesse ninguém daria a não ser através do soldo a ser pago. Mas eu aconselho e repito, diga a alguém da sua família que ama o que sente não se esqueça do abraço se possivel todos os dias. E com seus jovens meninos escoteiros com seus amigos chefes, simpatizantes e pais mostre a eles a beleza de reconhecer sua importância, e para isto um abraço um aperto de mão acompanhado de um sorriso tem um valor enorme. Já me disseram que não somos como o sol, ele não quer receber elogios, ele nem se gaba de sua beleza, simplesmente ele brilha. Mas eu adoro o sol, todos os dias o saúdo com uma frase tirada da imaginação. Como dizia o poeta devemos compreender o valor de um bom dia, de um telefonema, de uma visita, de um abraço de um beijo fraternal, de um carinho simples para depois poder sair por aí sorrindo e dizer aos quatro ventos: - Eu gosto de você, quero ter alguém assim ao meu lado para sempre e por toda a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário