Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O Contador de Histórias. 2017 deixarão saudades?


O Contador de Histórias.
2017 deixarão saudades?

               Hoje amanheci com a mente voltada no tempo e pensando se consegui neste ano ser um contador de historias... Disseram-me que para ser um tem que ter graciosidade, sofisticação, delicadeza, elegância e suavidade... Uma voz de anjo me sussurrou que para contar histórias eu devia primeiro aprender a ser um maravilhoso mágico encantador para chamar a atenção dos que gostam de ouvir histórias. Excepcional fantástico e surpreendente eu não sou. Tentei cativar e não sei se consegui. Como não sou sedutor, bonito e nem envolvente tive sim leitores amigos que um dia disseram que se emocionaram com minhas histórias... Será?

              Já contei histórias demais. De sonhos, de querer, de envolver e extasiar alguns que acabaram de nascer... Para minhas histórias! Contei uma que eu era um mágico e tinha o dom de semear a felicidade. Onde tocava minhas mãos faziam tornar realidade o sonho de cada um. Tentei com um navegante flutuar nas ondar do mar só para sentir as ondas da embarcação no meio do oceano. Alguns eu fiz sorrir, outros chorar... Fiz valer muitos sorrisos e até mesmo saudades de quem se foi para nunca mais voltar.

              Os poetas contadores de histórias dizem que tudo tem seu preço. Partimos em busca de sonhos tentando fazer deles uma vida real. Perguntei a uma Donzela amante de um príncipe quanto custa para ser feliz... Ela apenas sorriu sem ao menos me dar uma resposta. Volto meu pensamento para o que sou. Sempre a saga escoteira que me fez ser um pobre contador de histórias. Já contei quantas para você? – Eles os Badenianos do universo que Contam Histórias sabem deitar na relva, olhar o céu azul e a noite salpicada de estrelas. Eles dizem aleluia em um Fogo de Conselho. Contam suas paixões suas alegrias e suas vozes acompanham as chamas do fogo que folgadamente tentam chegar ao céu!

              Muitos companheiros uma noite em volta do fogo me disseram que adoram um Contador de Histórias. Dizem que ele é indispensável na vida do escoteiro nas noites de luar. Eu gosto de contar histórias, ver a fogueira alta e a história surgindo vendo os gestos da moçada com os olhos fixos tentando viver os personagens que vão aparecendo como se fossem vagalumes piscando seu colorido no escondido da floresta. Um poeta me contou que você é o piloto e a voz da história. É quem cria e conta mesmo para os que não estão presentes, pois os outros para eles irão contar.

              Shakespeare contou que sua consciência tem milhares de vozes. Cada uma delas traz milhares de histórias e sorri completando: Em cada história eu sou o vilão condenado! Eu humildemente renego para dizer que os poços da fantasia acabam sempre por secar o contador de Histórias, afinal cansado de escrever tentou escapar como podia e o resto... Ficou para o amanhã! Chefe! E o final?

             Pois é... Contar histórias? Não fiquei rico com elas. Nem um livro consegui fazer. Se vão ficar na saudade não sei. Não gostaria se ser lembrado como um Contador de Histórias que nem soube contar sua vida em pedaços. Ah! Meu caro Caio Fernando Abreu aprovo tudo que disse e peço mais: - São tudo histórias, menino escoteiro. A história que está sendo contada, cada um a transforma em outra, na história que quiser. Escolha, entre todas elas, aquela que seu coração mais gostar, e persiga-a até o fim do mundo. Mesmo que ninguém compreenda, como se fosse um combate. Um bom combate, o melhor de todos, o único que vale a pena. O resto é engano, meu jovem escoteiro, é perdição.

                       E o Chefe Zé das Quantas e o Escoteirinho de Brejo Seco lá na mata verdejante do interior, olha para o céu e emenda: - Chefe Contador de Histórias, tudo entrou por uma porta, saiu pela outra, quem quiser que conte outra. Minha história acabou um rato passou quem o pegar poderá sua pele aproveitar. E assim terminou a história...

Nota -  Eu gostaria mesmo de ser um Contador de Histórias para sair por aí semeando a felicidade. Eu sei que é um sonho louco e impossível. Muitas vezes nem mesmo sei se as minhas palavras atingem aqueles poucos pobres loucos que se arriscam a ler o que escrevi. E eu idiota confesso não desisto. Nunca desisti. Contra ou a favor procuro sempre ser um Contador de Histórias. Que bom seria se em todas as dificuldades eu fosse um mágico Contador de Histórias dizendo sempre: – “Viva a vida meu amigo, sorria”! E então as tristezas seriam guardadas para sempre na caverna da vida e assim todos nós viveríamos felizes para sempre!
Chefe Osvaldo


Nenhum comentário:

Postar um comentário